sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Como montar uma apresentação institucional

Uma apresentação

Um Cartão de Visitas


Adaptação


Uma apresentação institucional, para ser eficaz, precisa ter esta característica. Se você tem uma apresentação institucional e só a usa em uma determinada situação, para um determinado público, sem dúvida você tem uma questão a resolver.

Veja, um material desse tipo, idealmente, deve ser tão versátil quanto um cartão de visitas: pode ser entregue em qualquer circunstância a qualquer pessoa que o interesse.

Uma apresentação institucional consistente pode ser feita para muitas pessoas, em um evento, assim como pode ser feita em uma reunião a dois em um café. Você pode ainda fazê-la modular, mais objetiva ou mais detalhista, mandá-la por e-mail ou utilizá-la como parte de ser material de prospecção.


Existem muitas possibilidades de uso.


O importante é que desde o início do projeto de criação você identifique suas necessidades e, ao final, tenha em mãos uma apresentação que cubra o máximo possível delas - ah, claro, seu institucional precisa ser também chamativo, do contrário seu público-alvo vai esquecer dele e de você como quem esquece um cartão de visitas no fundo da gaveta.

Pense, pense e pense...


Em quais dessas circunstâncias - ou outras ainda - você imagina que deve utilizar a apresentação institucional da empresa?

*Prospecção de clientes
*Disponibilizar no site
*Captação de Investimento
*Congressos, Road shows, Eventos etc.
*Envio por e-mail
*Concorrências Públicas e Privadas
*Ações em Universidades
*Integração de novos Funcionários
*Fechar Parcerias


Agora, diga: Quem será o apresentador ou apresentadores?


Em geral, Qual o desempenho deles como apresentador? satisfatório?

Especificamente sobre a apresentação institucional, qual o domínio atual deles sobre o material?
É importantíssimo que a pessoa ou as pessoas que utilizarem essa apresentação estejam devidamente preparadas.

É sério: não basta ter o melhor material à disposição, é preciso que o apresentador seja capaz de entregar um bom desempenho - e isso é impossível sem dedicação.

Considere fazer algumas sessões de estudo e prática da apresentação com os profissionais que vão representar a empresa. Avalie em cada momento as respectivas performances - e os informe claramente sobre sua evolução.

Sugira que pratiquem também fora das sessões. Não tem remédio: essa plataforma de comunicação - apresentações - ganha em poder de persuasão quando o apresentador é capaz de brilhar.

Conteúdo


1 - Uma, Duas Três... quantas versões da apresentação institucional serão preciso para cobrir todas as necessidades?


Versão para Apresentar


Contém nos slides apenas informações/textos-chave para auxiliar o apresentador a elaborar o discurso. São como marcações das sequências lógica. As linhas gerais do discurso a essa altura já deverão estar pré-estabelecidas e memorizadas pelo apresentador - nunca inseridas por inteiro nos slides! Não deve ser enviada, pois para ser eficaz exige um apresentador.

Versão para Enviar ou Disponibilizar para Download


É comum solicitarem o envio de uma apresentação institucional. Nesse caso, lembre-se que o objetivo essencialmente é fazer a pessoa sentir a necessidade de agendar uma reunião para entender melhor sua proposta.

Isso quer dizer que a versão precisa garantir que todas as mensagens sejam passadas sem a ajuda de alguém. Resuma o conteúdo e passe apenas o que é essencial. Trata-se de uma apresentação autoexplicativa.

Ponha-se no lugar da pessoa que vai receber o material. O que você faz quando recebe e-mail cujo anexo é um PDF de 60 páginas? Lê imediatamente?

Talvez seja interessante elaborar uma apresentação compacta - cinco a dez slides - para essa versão
Versão Modular

Dificilmente você vai escapar de uma versão modular em sua apresentação institucional. Ela é útil porque, a depender do público, você será obrigado a ocultar alguns slides - seja para se dedicar a alguns pontos específicos do seu interesse ou do cliente: serviços oferecidos, política de preços, compliance, etc.

Portanto, atenção: para cada apresentação será necessário avaliar o perfil do público e selecionar os slides mais adequados. Ah, e oculte os slides, não os exclua. Vai que o cliente se interesse e peça para que fale desses temas?

2 - Capa - Desperte Curiosidades na audiência logo de cara.


O primeiro slide é, muitas vezes, a principal imagem que fica à vista da audiência enquanto a apresentação não começa e mesmo nos momentos iniciais desta.


Vale então trazer uma frase de impacto? Vale.


Vale trazer o slogan da minha empresa. Sem dúvida. Minha empresa é conservadora, posso colocar apenas o nome dela? isso não é um problema.

Evite apenas colocar as coisas como: "Apresentação Institucional"; "Institucional"; nome do apresentador; cargo do apresentador; formação acadêmica do apresentador; "bom dia" - sim, isso existe!

Faça o seguinte exercício: se você estivesse prestes a apresentar e, por alguma razão, fosse subitamente impedido, qual seria a mensagem que gostaria que guardassem sobre você e sua empresa?

3 - Agenda pode ser uma excelente alternativa em apresentação modulares

Antes de montar o conteúdo, tenha em mente que a audiência é o foco dessa iniciativa.
Tenha em mente também que, com essa apresentação, você vai lidar com audiências com interesses diferentes.

Sendo assim, monte uma apresentação modular - em cada módulo trate, com começo, meio e fim, de um assunto específico - de modo que em toda a apresentação você possa retirar e incluir capítulos de acordo com o perfil da audiência.

4 - Lembre-se de que quanto mais texto, menor é a atenção no apresentador


O primeiro passo para criar uma apresentação institucional no estado da arte é fechando o PowerPoint e fazendo um diagnóstico apurado. Comece respondendo as clássicas perguntas que estabelecemos em nossas metodologia:

O que você quer que sua audiência pense, sinta e faça ao final da apresentação?
Quais os pontos principais que você quer deixar na lembrança da audiência?
De que forma o que você tem para oferecer beneficia a audiência?
Quanto tempo você planeja apresentar dentro do tempo da reunião?
Como você passará sua mensagem? de forma direta e objetiva ou com metáforas? Contará uma história? Ela começará pelo começo ou pelo fim? Terá um personagem? Utilizará o humor, suspense, drama...? Fará questionamentos?


Feito isso, crie uma linha lógica seguindo os capítulos:

Ato 1

O início da apresentação precisa cativar. A audiência precisa se sentir estimulada a ouvi-lo até o final.
Portanto, tendo em vista o interesse de quem está ali cedendo a você algum tempo de agenda, é extremamente recomendável que busque apresentar logo de início algo que se conecte a isso.
Novos investidores querem ouvir argumentos sólidos sobre a possibilidade de multiplicar seus capitais.

Empresários com problemas de TI querem saber o que vai solucioná-los.
Forque na perspectiva da audiência. Estamos mais interessados na resposta às nossas questões do que nos méritos de quem está falando conosco.

Exatamente por isso, lembre-se de não falar apenas de você - sobretudo no início.

Muito cuidado também com o tradicional uso da visão, missão e valores da empresa.

Note que não estamos falando de certo e errado. Estamos falando em ser coerente com um entendimento sobre o comportamento humano.

Se concordamos que a audiência tende a se conectar mais com os pontos relacionados ao seu próprio interesse, qual a justificativa de começar um discurso falando de si, ainda que por meio de missão, visão, valores da empresa?

Ato 2


Se no Ato 1 você apresentou algo que se conecta ao interesse da audiência, uma solução, uma possibilidade, fez uma promessa, entre outras possibilidades, é aqui nesse ato  que você vai dizer como fazer isso.

Aqui é o momento de apresentar uma argumentação consistente que mostra que o que foi exposto anteriormente é possível de ser realizado por sua empresa.

Por exemplo: insira nesse ato seu processo de trabalho, como a empresa está estruturada, quem são os atuais clientes de vocês, casos de sucesso, eventuais insucessos - por que não? - e como vocês os superaram, histórico da empresa etc.


5 - Não é necessário colocar seus certificados e prêmios, essas informações podem estar apenas no seu site


Conte com cases também modulares. Separe por segmento e apresente-os

Ato 3

Primeiramente, procure encerrar a apresentação com uma mensagem positiva, otimista.
Evite concluir em um anticlimax. Lembre-se: o que você quer que ele sinta, pense e faça ao final da apresentação?

Certamente um encerramento frio não vai contribuir para que você alcance esses objetivos.
Se no Ato 1, você disse algo que interessava à audiência, no Ato 2, como você é capaz de realizar isso, no último ato, talvez seja a oportunidade de dizer o porquê você é capaz de realizar isso.
Agora é a hora de citar o porte da empresa, números que reforcem a capacidade de entrega, como faturamento, escala, parceiros etc.

Talvez uma boa oportunidade para dispor a missão, visão, valores da empresa seja aqui.
Outra possibilidade é exibir aqui o que você imagina a serem os próximos passos com aquela audiência.

Ou ainda fazer um convite à mudança para a audiência.


6 - Visual


Antes de dar dicas de como deixar sua apresentação atraente e impactante, vale lembrar que o suporte visual não ser apenas para saciar uma necessidade estética, ele completamente o texto e ajuda na assimilação da mensagem.

7 - Não é só por boniteza,


Apenas ilustrar o que o texto fala é muito simples, basta ter uma pessoa que usa o PhotoShop. Já utilizar metáforas e pensar em um conceito que envolva a mensagem, o texto e a própria imagem é mais complexo.

Essa é a real diferença entre uma apresentação bonita, como as que vemos comumente por ai, e uma que utiliza o design de forma inteligente e estratégica.

Apresentações institucionais circulam por vário lugares, e manter sua marca nela é essencial. Caso não seja interna, orientamos nossos clientes a manterem o logo em todas os slides da apresentação. Se possível, disponha-o no canto direito inferior dos slides e na capa.

Ao criar o visual da apresentação institucional, leve em consideração o guideline/key visual da empresa, mas é necessário pensar mais do que nas cores e na tipografia. É necessário considerar as formas e o comportamento dos elementos durante toda a apresentação. Ou seja, a identidade visual da apresentação deve ser uma adaptação dos elementos do guide para o universo do PowerPoint. Pense nas seguintes respostas levando em consideração o perfil da sua empresa:

Minha apresentação terá um tom mais formal ou informal?

Como as imagens serão utilizadas? serão imagens grandes ou recortadas? serão iagens de pessoas ou de objetos?

As imagens terão tonalidades ( ou filtros, tecnicamente falando) com a cor da empresa ou serão naturais?

Será mantido mais espaço em branco para respiro, ou a apresentação será mais apelativa visualmente, mais preenchidas?

Quais padrões serão definidos? O título terá sempre o mesmo tamanho e estará sempre no mesmo lugar? Normalmente a resposta é sim para perfis mais formais. Para perfis mais informais, adota-se uma diagramação mais dinâmica tantos dos textos quanto dos slides

8 -  Nem sempre você precisa inserir textos nos Slides. Se o suporte visual for muito bem pensado. Ele apenas completa o discurso e pronto.


Ao menos em tese, vai para o slide apenas aquilo que complementa a fala do apresentador.
Evite sobreposições. Quando você leva a audiência a juntar mentalmente as mensagens do apresentador com aquela presente no slide - sendo estas diferentes -, há uma potencialização do que está sendo comunicado.

Não se esqueça: apresentações funcionam a partir de uma plataforma de comunicação que agrega diversas mídias: som, imagem, vídeo, texto etc. Salvo algumas exceções, não faz sentido você repetir mensagens, ainda que em mídias diferentes.

9- Mescle Slides mais trabalhando com os menos trabalhados.


Isso causa contraste. Ao utilizar contraste, você tem mais chances de atingir o inconsciente das pessoas.

10 - Mais gráficos, tabelas, fluxogramas, menos chatices


Se você estiver em um segmento em que é inevitável apresentar dados, fique à vontade para entregar à audiência um material de apoio, como uma apostila.

A frase "conforme a página X do material" pode ser bastante útil ao longo da apresentação.


11 - Evite utilizar animações que acontecem do começo ao fim do Slide. Ela chamará muita atenção e a audiência poderá perder o foco no apresentador


Agora no assunto animação, as dicas são simples e rápidas:

As animações nunca devem chamar mais atenção que o apresentador. Ou seja, opte pelas opções mais simples, como aparecer, esmaecer, surgir ou flutuar.
Utiliza-se para guiar a leitura da sua audiência.


Performance


12 - Sem treino, sem chance

Material pronto, hora de apresentar. Lembre-se que todos que vão utilizar o material precisam ser treinados.

É interessante que passem por treinamentos de comunicação para conhecerem técnicas de linguagem verbal e não verbal.

Para treinar a apresentação, siga os seguintes passos:

Separa seu desempenho como orador do desempenho como apresentador do material;
Procure inicialmente avaliar um ponto em separado do outro e, mais à frente, junte-os;
Avalie a conveniência de realizar as sessões de preparação em conjunto. Alguns profissionais preferem não se expor, por exemplo, a pessoas que estejam mais adiantadas;
Não permita que ao longo dos treinamentos os apresentadores passem a se concentrar em alterar os slides, FOCO!

A pausa e a ênfase funcionam muito bem para você valorizar as palavras-chaves do seu discurso. Utilize-as! Mas lembre-se de não ficar em silêncio por mais de 2 segundos.

Ao apresentar, você não apenas conduz slides, você utiliza o material a seu favor. Ensaie! Steve Jobs ensaiava cerca de 8h antes das suas apresentações, e você deve seguir o mesmo caminho. Apresente para o espelho, para sua mãe, para sua esposa (ou marido), 1, 2, 3x.

Ao fazer isso, você acostuma seu cérebro com o momento e com o conteúdo e, quando estiver na hora H, tudo fluirá de forma mais tranquila.


13 - Quando estiver treinando, grave-se e observe quais são seus vícios de linguagem ou até os vícios corporais.


Mexe muito no cabelo? fala muitas palavras vazias, como: "ÉÉÉÉÉÉÉ", "AHHHHHHH"?
Mostre paixão pelo seu produto e pela sua empresa, isso ajuda a passar mais credibilidade.
14 - Oportunidades para apresentar sua empresa...

Podem aparecer a qualquer momento, por isso é muito importante que você esteja preparado para dizer seus diferenciais e a essência da sua empresa em poucos minutos.
Esse é o discurso elevador e aconselhamos que você tenha o seu.

0 comentários :

Postar um comentário